quinta-feira, 6 de março de 2014

O ensino da Geometria para alunos do EJA


É sabido que muitas pessoas tem receio da matemática e algumas vezes até medo. Acredito que tal fato deva-se em grande parte ao método muito abstrato de ensino da matemática, que distancia os alunos do cotidiano, dificultando relações simples do conteúdo com a prática. Técnicas pedagógicas atraentes e diversificadas podem contribuir para que o processo de ensino aprendizagem seja mais eficaz.
           Utilizar materiais concretos e recursos diversos, sempre contextualizados a realidade do aluno, proporcionando assim um aprendizado prazeroso e produtivo. Desmistificando a matemática como algo distante e difícil, tornando as aulas mais claras ao entendimento do aluno, motivando-o assim a utilizar o raciocínio como forma de aprendizagem, já que na maioria das vezes os alunos estão acomodados e desacostumados ao ato de pensar.
A partir de aulas diversificadas, jogos, cartazes, revistas, jornais, música , jogos pedagógicos que auxiliam na construção do conhecimento e situações da realidade dos alunos, criou-se o interesse em aprender. Alguns alunos antes desmotivados e com medo da matemática tornaram-se participativos e interessados, do momento que perceberam que eram capazes de aprender matemática sem traumas.

            A Educação de Jovens a Adultos, é uma modalidade inclusiva que oportuniza o acesso à escola a muitos que outrora abandonaram os estudos e hoje tem na escola uma motivação, uma perspectiva de um futuro melhor, ou apenas de conclusão de seus estudos, proporcionando conhecimento e ampliando a auto estima dos alunos, num convívio com pessoas mais jovens e na vivência escolar.
            No entanto, alguns alunos que cursam o Ensino de Jovens e Adultos, o fazem apenas por implicações legais, devido a obrigatoriedade de estar na escola. Tais alunos normalmente são desinteressados, e difíceis de contentar. Nenhuma atividade diferenciada, por mais criativa que seja consegue os agradar de fato. O ato de ler é tido como castigo e o raciocínio sempre é rejeitado.
            A realidade dos alunos também é um fator determinante no andamento das aulas. Os conflitos são constantes, e o relacionamento com os colegas muitas vezes é atritante. Oferecer boas aulas, nem sempre é fator determinante para o aprendizado. Acredito que a desmotivação que percebi na docência de alguns professores deva-se a realidade apresentada.  
Outro questionamento freqüente dos alunos, era “Onde vou usar isto” , a cada conteúdo e conceito, quando iniciei metro e perímetro e depois metro quadrado e área, ficou fácil de contextualizar, pois, muitos alunos já haviam trabalhado de auxiliar de pedreiro e as alunas com costura, etc. A aula da Dança do Quadrado agradou muito aos alunos, que a acharam divertida. Ao construirmos  a fita métrica, para medição do perímetro da sala de aula, classe e corredores, o metro quadrado de tecido para medição da área da sala e corredor da escola, a turma se espantou pela praticidade da atividade, uma aluna chegou a dizer: “Nossa nunca imaginei que isso fizesse parte da aula de matemática sora”.
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Construindo o Conceito de Sistema de Numeração Decimal

Construção do Conceito de Sistema Decimal de Numeração  Assista ao vídeo e prepare o material:  1. Vamos começar a aula então:...